Fale connosco

Estrutura orgânica

Sobre o modelo de organização e governação

O modelo de governação do ISPA é conformado pelo RJIES que estabelece responsabilidades de governação partilhadas pela entidade instituidora do estabelecimento de ensino, que neste caso assume a forma jurídica de cooperativa (ISPA-CRL) e pela entidade instituída o ISPA, sem prejuízo da autonomia pedagógica, científica e cultural deste.
Neste quadro a articulação entre o ISPA-CRL e a entidade instituída (ISPA) é essencial para o prosseguimento das competências que lhes estão cometidas.
Nos termos dos estatutos internos, compete à Assembleia Geral do ISPA-CRL a designação do respetivo Conselho de Administração que é o seu órgão executivo (anexos 27,28 e 29).
A gestão das competências próprias da entidade instituidora é assegurada por quatro estruturas especializadas (departamentais) com competência de gestão estratégica e operacional nas áreas de i) património e edificado, ii) pessoas, iii) sistemas de informação qualidade e iv) financeira.

A natureza dicotómica da governação decorrente das competências da entidade instituidora por um lado e as do ISPA por outro são espelhadas nas formas de articulação e explicitação do quadro estratégico evidenciada na relação entre os eixos transversais (de suporte) e os vetores verticais ou missões institucionais.

Os planos de ação e orçamento setoriais assim como o relatório anual de atividades do ISPA resultam assim de um processo de construção participada que envolve os diversos atores académicos e são submetidos à apreciação e pronúncia dos órgãos consultivos e dos órgãos de gestão técnica científica e pedagógica e à posterior homologação Reitoral.

Os relatórios e contas e os orçamentos consolidados da entidade instituidora planos de ação e orçamento são elaborados pelo Conselho de Administração, em submetidos à fiscalização dos órgãos de supervisão e aprovação da
Assembleia Geral do ISPA-CRL

Focando-nos com mais detalhe no ISPA a estrutura orgânica do ISPA é composta pela equipa reitoral, com o reitor designado pela entidade instituidora, através do respetivo Conselho de Administração, e dois vice reitores designados por este com responsabilidades delegadas nas gestão das vertentes da missão universitária (formação inicial, formação avançada, investigação e desenvolvimento e extensão universitária),

O modelo de organização técnico/científica e pedagógica do ISPA pretende assegurar o adequado desempenho institucional tendo como objetivos centrais: i) otimização de recursos; ii) agilização administrativa e processual; iii) qualificação dos processos de tomada de decisão; iv) corresponsabilização e alinhamento dos intervenientes e v) monitorização e avaliação dos resultados.
2 - Neste pressuposto é adotado um modelo de gestão matricial (tabela que permite explicitar os respetivos recursos e produtos da atividade, para cada um dos eixos da atividade institucional (Ensino, Investigação e Extensão) e evidenciar de forma clara as responsabilidades das respetivas estruturas de gestão (técnica, científico-pedagógica e funcional) na cadeia de valor associada.


Nesta lógica de organização, e no caso concreto das atividades de ensino as Áreas Disciplinares (AD) são estruturas de gestão de recursos humanos e as Direções de Ciclos de Estudo (DC) e Diretor de Escola (DE) são estruturas de gestão de produtos ou agrupamento de produtos (neste caso de produtos formativos conducentes a grau académico).

Conselho de Adminstração ISPA - CRL

A Cooperativa ISPA C.R.L. é a entidade instituidora e titular do ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida.
A cooperativa ISPA tem por missão responder aos desafios sociais, culturais, ambientais e económicos da sociedade, contribuindo para a formação de profissionais com competências e conhecimentos de excelência, através do desenvolvimento da investigação, inovação e intervenção social, assente em práticas profissionais éticas e de qualidade que promovam a cidadania de toda a comunidade "ispiana".
Os membros da cooperativa ISPA regem-se pelos valores cooperativos de liberdade, igualdade, honestidade, ajuda mútua, justiça social e solidariedade, assegurando uma gestão democrática através de processos participados e transparentes que promovam a responsabilidade social e ambiental da cooperativa ISPA, bem como a educação e a formação dos seus membros dentro desses valores, contribuindo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da cooperativa.
A cooperativa ISPA, assegura, nos termos da lei, a gestão administrativa, económica, financeira e patrimonial dos estabelecimentos de que seja instituidora, conferindo-lhes autonomia na gestão dos meios que lhes são afetos no quadro definido pelo orçamento e plano anual de atividades aprovados pela cooperativa.
A cooperativa ISPA garante a autonomia científica, pedagógica e cultural dos estabelecimentos de ensino por si instituídos.
A cooperativa ISPA como instituição de utilidade pública sem fins lucrativos determina a sua atividade em função do interesse público, investindo todos os excedentes líquidos gerados e todos os recursos no desenvolvimento e qualidade das entidades por si instituídas.

Composição atual dos órgãos estatutários do ISPA, CRL:
Conselho de Administração: Presidente - Rui Oliveira ( Professor Doutor); Vogal - José João Amoreira ( Eng.º); Vogal - Pedro Almeida (Prof. Doutor); Vogal Suplente -Teresa Malheiro (Dr.ª); Vogal Suplente - Daniel Sousa (Prof. Doutor) I conselho.administracao@ispa.pt.
Conselho fiscal: Presidente - Francisco Cesário ( Prof. Doutor); Vogal - Carla Viegas (Drª); Vogal - António Sobreiro (Dr.º); Vogal Suplente - Carlos Lopes (Prof. Doutor); Vogal Suplente - Rui Bártolo-Ribeiro (Prof. Doutor) I conselho.fiscal@ispa.pt.
Mesa da Assembleia Geral: Presidente - Emanuel Gonçalves (Prof. Doutor); Vice-Presidente - Pedro Aleixo (Prof. Doutor); Secretária -Sandra Russo (Dr.ª) I mesa.ispa.crl@ispa.pt

Reitor

O Reitor é o órgão superior de governo e de representação externa do ISPA. Conduz a sua política e assume, para além das competências próprias, todas as competências que, por lei ou pelos estatutos, não sejam atribuídas a outras entidades do Instituto. O Reitor é coadjuvado por Vice-Reitores.
Ao Reitor incumbe, designadamente: Elaborar o plano anual de atividades e orçamento a submeter à entidade instituidora; Elaborar os regulamentos de carreira do pessoal e respetivos mecanismos de avaliação de desempenho e submetê-los a aprovação da entidade instituidora; Criar ou extinguir departamentos científico-pedagógicos, aprovar a sua denominação e elaborar o regulamento dos departamentos científico-pedagógicos; Propor à entidade instituidora a criação ou extinção de áreas científico-pedagógicas e respetivo quadro de pessoal afeto; Aprovar a proposta de distribuição do serviço docente, após apreciação e pronúncia do conselho científico; Propor à entidade instituidora a contratação de pessoal docente, ouvido o Conselho Científico, nos termos do regulamento da carreira docente do ISPA; Propor à entidade instituidora o quadro de pessoal docente e proceder à abertura de vagas e respetivos concursos, de acordo com o mesmo, no âmbito do orçamento e plano anual de atividades aprovado; Propor à entidade instituidora a contratação de pessoal técnico, administrativo e auxiliar; Celebrar acordos de cooperação com outras entidades, públicas ou privadas, nacionais ou internacionais; Promover a autoavaliação do ISPA criando estruturas e mecanismos de autoavaliação regular do seu desempenho; Promover a qualidade em todas as dimensões de atividade do ISPA, criando as estruturas e os mecanismos necessários para o efeito; Submeter à entidade instituidora propostas de criação de ciclos de estudos, ouvidos os Conselhos Científico e Pedagógico; Nomear os júris das provas académicas, sob proposta do Conselho Científico; Assinar os diplomas de concessão de graus académicos; Exercer o poder disciplinar sobre os estudantes, quando delegado pela entidade instituidora; Garantir as eleições para os Conselhos Científico e Pedagógico e para a Assembleia de Representantes e aprovar o regulamento eleitoral desses órgãos, ouvidos os mesmos; Fixar o número máximo de novas admissões, bem como o número máximo de estudantes que podem estar inscritos em cada ciclo de estudos, em cada ano letivo, de acordo com a lei; Nomear os Conselhos Consultivo, de Ação Social, o Secretário-geral, o Provedor do Estudante, os Diretores dos Departamentos Científico-pedagógicos, o Diretor do Centro de Investigação e a Comissão Executiva do Centro Cultural Aziz Ab’Saber.

Reitora: Isabel Leal (Professora Doutora) I reitora@ispa.pt I +351 218 811 700

Conselho Científico

O Conselho Científico (CC) é constituído por um mínimo de 16 e um máximo de 25 membros.
São membros do Conselho Científico:
a) Os representantes eleitos de entre o conjunto dos:
i) Professores e investigadores de carreira;
ii) Restantes docentes e investigadores em regime de tempo integral, com contrato de trabalho de duração não inferior a um ano, que sejam titulares do grau de doutor.
b) Os representantes das unidades de investigação reconhecidas e avaliadas positivamente nos termos da lei, quando existam:
i) Escolhidos nos termos previstos nos estatutos e em regulamento da unidade orgânica;
ii) Em número não superior a 25% do total do conselho.
3 - Os membros do Conselho Científico elegem entre si um Presidente e um Vice-Presidente, incumbindo ao presidente a direção das reuniões e a representação oficial do Conselho, sendo em caso de impedimento substituído pelo vice-presidente.
4 - A duração do mandato do Conselho Científico é de quatro anos.
5 - Ao Conselho Científico compete:
a) Elaborar o seu regimento;
b) Apreciar e pronunciar-se sobre as linhas gerais de organização e orientação do ISPA – Instituto Universitário no plano científico;
c) Pronunciar -se sobre a criação e alteração de ciclos de estudos e aprovar os planos de estudos dos ciclos de estudos ministrados, assim como as disposições sobre transições curriculares;
d) Deliberar sobre as propostas de distribuição do serviço docente sujeitando-as a homologação do Reitor;
e) Propor ou pronunciar-se sobre a concessão de títulos ou distinções honoríficas;
f) Pronunciar-se sobre a contratação de docentes e de investigadores e respetiva integração nas categorias constantes do regulamento da carreira docente do ISPA – Instituto Universitário;
g) Propor a composição dos júris de provas e de concursos académicos;
h) Definir as condições de admissão dos candidatos aos vários graus académicos e respetivas provas de acesso;
i) Apreciar e deliberar, nos termos previstos na lei, sobre as condições e as regras de creditação tendo em vista o prosseguimento de estudos;
j) Propor ou pronunciar-se sobre a instituição de prémios escolares;
k) Propor ou pronunciar-se sobre a realização de acordos e de parcerias internacionais;
l) Praticar os outros atos previstos na lei relativos à carreira docente e de investigação e ao recrutamento de pessoal docente e de investigação.
m) Exercer as demais competências que lhe sejam conferidas pela lei e pelos presentes estatutos.
6 - Os membros do Conselho Científico não podem pronunciar-se sobre assuntos referentes:
a) A atos relacionados com a carreira de docentes com categoria superior à sua;
b) A concursos ou provas em relação aos quais reúnam as condições para serem opositores.
7 - O Conselho Científico observa, quanto ao seu funcionamento, o seguinte:
a) O Conselho Científico rege-se por regulamento próprio por si aprovado, homologado pelo Reitor, funcionando em plenário, em comissão permanente ou noutras comissões científicas criadas para efeitos específicos;
b) O Conselho Científico funciona em reuniões ordinárias, convocadas pelo seu presidente, reunindo pelo menos seis vezes ao ano;
c) O Conselho Científico pode reunir extraordinariamente quando convocado por solicitação de, pelo menos, um terço dos seus membros, devendo nesse caso proceder-se, desde logo, à apresentação da ordem de trabalhos respetiva;
d) A presidência das sessões será assumida pelo presidente do Conselho Científico ou, na sua ausência, pelo vice-presidente;
e) O conselho cientifico só pode reunir com a presença da maioria dos seus membros;
f) Não se verificando o quórum previsto na alínea anterior, o conselho pode reunir trinta minutos depois da hora prevista para o seu começo com os membros que estiverem presentes;
g) As deliberações do plenário, da comissão permanente ou de outras eventuais comissões científicas são tomadas por maioria simples, tendo o presidente do Conselho Científico voto de qualidade.

Presidente: Teresa Garcia Marques (Professora Doutora) I conselho.cientifico@ispa.pt I+351 218 811 700

Conselho Pedagógico

O Conselho Pedagógico (CP) é constituído por quatro representantes dos docentes e por quatro representantes dos estudantes, eleitos em escrutínio secreto, segundo o método de eleição direta, por maioria simples, pelos respetivos corpos.
A duração do mandato do Conselho Pedagógico é de dois anos.
Ao Conselho Pedagógico compete:
a) Pronunciar-se sobre as orientações pedagógicas, métodos de ensino e avaliação, e apreciar e decidir sobre os recursos apresentados nestas matérias;
b) Promover a formação pedagógica dos docentes;
c) Apreciar as queixas relativas a falhas pedagógicas, e propor as providências necessárias;
d) Manter o Reitor informado sobre a dinâmica pedagógica do ISPA – Instituto Universitário;
e) Pronunciar- se sobre a criação de ciclos de estudos e sobre os planos de estudos dos ciclos de estudos ministrados;
f) Pronunciar-se sobre a instituição de prémios escolares;
g) Pronunciar-se sobre o calendário letivo e elaborar os mapas das provas de avaliação;
h) Aprovar o regulamento de avaliação do aproveitamento dos estudantes;
i) Elaborar e propor alterações ao regulamento do estudante, em que estão inscritos obrigatoriamente os direitos e deveres do corpo discente e estabelecidos os procedimentos e sanções de natureza disciplinar;
j) Promover a realização de inquéritos regulares ao desempenho pedagógico dos diversos ciclos de estudos do ISPA – Instituto Universitário, bem como a sua análise e divulgação;
k) Promover a realização da avaliação do desempenho pedagógico dos docentes, por estes e pelos estudantes, bem como a sua análise e divulgação;
l) Exercer as demais competências que lhe sejam conferidas pela lei e pelos presentes estatutos.
5 - Funcionamento, reuniões e deliberações do Conselho Pedagógico
a) O Conselho Pedagógico rege-se por regulamento próprio, por si aprovado, homologado pelo Reitor, e funciona em plenário, com a periodicidade das reuniões ordinárias e demais aspetos organizacionais a serem definidos nesse regulamento.
b) O Conselho Pedagógico pode reunir extraordinariamente a pedido de, pelo menos, metade dos seus membros efetivos ou por convocação do seu presidente.
c) As datas das reuniões plenárias são anunciadas no próprio conselho e publicadas na instituição.
d) As reuniões iniciam-se à hora marcada, se estiverem presentes metade dos membros efetivos do Conselho Pedagógico, ou meia hora depois, com qualquer número de membros, sendo obrigatória a presença do presidente do conselho, condições necessárias à validação das deliberações tomadas.
e) As deliberações do plenário são tomadas por maioria simples, tendo o presidente do Conselho Pedagógico voto de qualidade.

Presidente: Ana Cristina Martins (Prof. Doutora) I conselho.pedagogico@ispa.pt I +351 218 811 700

Escolas

Compete às Escolas, através dos seus órgãos, garantir o funcionamento adequado dos ciclos de estudo que gerem e promover a qualidade do ensino, cabendo-lhes, designadamente:
a) Organizar e gerir os ciclos de estudo que estão a seu cargo, elaborar propostas em relação aos mesmos, bem como zelar pelo bom funcionamento das atividades letivas;
b) Planear a organização e funcionamento do ano letivo;
c) Coordenar as propostas de distribuição do serviço docente dos ciclos de estudo da sua competência e remeter as propostas o Reitor;
d) Propor alterações e reestruturações dos planos curriculares dos ciclos de estudo que funcionam no seu âmbito;
e) Propor a criação, abertura, fecho e extinção de ciclos de estudo;
f) Promover a divulgação científica e técnica dentro da sua área bem como da realização de conferências, seminários e outras iniciativas científicas nacionais e internacionais;
g) Desenvolver estratégias de divulgação, comunicação e promoção dos ciclos de estudo que integram a Escola, numa perspetiva de optimização dos recursos e rentabilização dos produtos existentes.
h) Propor aos órgãos competentes do ISPA – Instituto Universitário a celebração de convénios e de outros acordos com entidades públicas ou privadas;
i) Contribuir, no âmbito da sua área, para a elaboração do orçamento do ISPA – Instituto Universitário e gerir as verbas que lhe forem alocadas;
j) Contribuir para o funcionamento eficaz do ISPA – Instituto Universitário, nomeadamente pela articulação e colaboração com os Órgãos de Governo e demais Estruturas Executivas de Gestão Pedagógica e Científica e com os Serviços do ISPA – Instituto Universitário;
k) Promover, em articulação com as ADs e respetivos coordenadores, a resolução das necessidades científico-pedagógicas.
l) Promover a articulação com as Unidades de Investigação e respetivos Diretores, corresponsabilizando-se pela gestão de laboratórios e outros recursos físicos e materiais ligados à investigação;
m) Elaborar o relatório anual e o plano de atividades, que devem, nomeadamente, caracterizar os ciclos de estudo, recursos humanos e financeiros necessários e disponíveis e a sua utilização.

  • Escola de Psicologia e Ciências do Comportamento I escola.psicologia.ciencias.comportamento@ispa.pt
  • Escola de Biociências I escola.biociencias@ispa.pt
  • Escola de Educação I escola.educacao@ispa.pt

Áreas Disciplinares

Uma Área Disciplinar (AD) corresponde a conjunto de saberes desenvolvidos em torno de um objeto próprio, que enquadra os docentes que fazem parte do ISPA – Instituto Universitário.
A iniciativa de proposta de criação, extinção ou reformulação de uma AD pertence ao Reitor.Cada AD dispõe um coordenador que representará a respetiva área.
A nomeação ou exoneração do respetivo coordenador de AD é da responsabilidade do Reitor.
O coordenador de AD é designado pelo Reitor de entre os seus membros com categoria académica mais elevada, ouvidos os membros com vínculo ao ISPA – Instituto Universitário da respetiva AD.
Todos os docentes do ISPA – Instituto Universitário estão obrigatoriamente integrados numa única AD.
Integram atualmente a estrutura do ISPA - Instituto Universitário as seguintes Áreas Disciplinares:

  • Biologia e Neurociências;
  • Ciências Psicológicas e do Comportamento;
  • Psicologia Clínica e da Saúde;
  • Psicologia e Ciências da Educação;
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho

Provedor do Estudante

O Provedor do Estudante (PE) é um órgão independente e unipessoal sem caráter administrativo, deliberativo, executivo ou disciplinar.
Ao provedor do estudante compete desenvolver iniciativas no sentido da defesa dos direitos dos estudantes, apoiando a sua integração na comunidade académica, recolhendo as reclamações, arbitrando eventuais situações de conflito e propondo soluções para os mesmos.
O provedor desenvolve a sua ação em articulação com o reitor, com o conselho pedagógico, com a associação de estudantes e com os restantes órgãos e serviços do ISPA – Instituto Universitário. 

ProvedorAntónio Montiel (Prof.ª Dr.) I provedor.estudante@ispa.pt I +351 218 811 700

Conselho de Ética

1 - O Conselho de Ética é constituída por três a cinco membros, integrando elementos das ADs e das Unidades de Investigação do Ispa – Instituto Universitário, podendo ainda integrar um elemento representativo da comunidade.
2 - O Conselho de Ética é nomeada pelo Reitor por um período de 2 (dois) anos.
3 - Compete ao Conselho de Ética pronunciar-se sobre os princípios éticos e deontológicos que devem ser observados no âmbito das atividades de ensino, investigação e intervenção desenvolvidas no Ispa – Instituto Universitário.
4 - O funcionamento e demais atribuições do Conselho de Ética do Ispa – Instituto Universitário encontram-se previstos em regulamento próprio.

Coordenação: Prof.ª Doutora Maria João Gouveia (Prof.ª Doutora) I comissao.etica@ispa.pt I +351 218 811 700

Secretário-Geral

Ao Secretário-Geral compete:
a) Elaborar os normativos do ISPA em coordenação com os respetivos órgãos da Escola e, quando necessário, com a Entidade Instituidora, assegurando a compatibilidade entre as decisões tomadas, os demais normativos internos em vigor e a legislação aplicável;
b) Assistir tecnicamente todos os órgãos do ISPA – Instituto Universitário e assegurar a sua ligação e articulação, podendo estar presente, sem direito a voto, nas reuniões desses órgãos, quando para tal for solicitado;
c) Assistir na compilação e sistematização de informação produzida no âmbito da gestão administrativa dos processos académicos, nomeadamente informação estatísticas, em articulação com a Reitoria, Órgãos e/ou outros Serviços/Entidades credenciados, de natureza externa ou interna;
d) Assegurar, em articulação com os serviços competentes, a conformidade, disponibilidade e qualidade da informação prestada à comunidade académica nas mais diversas plataformas;
e) Assinar juntamente com o Reitor os diplomas de concessão de graus e títulos académicos;
f) Assegurar e monitorizar o cumprimento de todas as responsabilidades do ISPA - Instituto Universitário no âmbito do SIGQ.
g) Assistir de processos relacionados com a avaliação e acreditação no âmbito da A3ES.
h) Instruir e acompanhar processo inspetivos ou de avaliação conduzidos pelos organismos competentes na matéria e assegurar a gestão das reclamações no livro de reclamações (físico ou eletrónico)
h) Coadjuvar o Provedor do Estudante nas atividades de reporte institucional no cumprimento das obrigações legais e assegurar o gestão do respetivo repositório bem como o follow-up das medidas que venham a ser adotadas na sequência de recomendações produzidas no âmbito da sua atuação.
i) Exercer as demais competências que lhe forem delegadas pelo Reitor.

Secretário-Geral: Soraia Rodrigues I secretario.geral@ispa.pt I +351 218 811 700

Gabinete de Estratégia Estudos e Planeamento

O Gabinete de Estratégia, Estudos e Planeamento do ISPA prossegue as seguintes atribuições:

a) Promoção e realização de estudos prospetivos que contribuam para a definição e estruturação das estratégias, políticas, prioridades e objetivos do ISPA;
b) Apoio na definição das principais opções em matéria orçamental, assegurar a articulação entre os instrumentos de planeamento, de previsão orçamental, de reporte e de prestação de contas;
c) Desenvolvimento de instrumentos de planeamento, de programação de recurso e operações e de avaliação das políticas e programas de governação institucional e setorial do ISPA;
d) Controlo da execução do quadro estratégico do ISPA e desenvolvimento dos instrumentos e metodologias que o suportem;
e) Promoção da conceção e implementação de politicas de inovação organizacional;
f) Participação na gestão integrada do Sistema Interno de Garantia de Qualidade e, em particular, na gestão do risco e da conformidade da atividade institucional, em articulação com as demais estruturas competentes nestes domínios.

Direção Executiva

Compete ao Diretor Executivo (DE) coadjuvar o Reitor em todas as suas atividades e funções, nomeadamente na:
a) Coordenação dos serviços que exercem as suas atividades nos domínios da organização administrativa e logística da vida académica dos estudantes;
b) Promoção da execução das deliberações dos órgãos de gestão, promovendo suporte técnico e assegurando o devido cumprimento das decisões e a uniformidade de procedimentos;
c) Articulação com a entidade instituidora relativamente às necessidades de pessoal técnico, de serviços e de condições estruturais de suporte às atividades pedagógicas e científicas;
d) Articulação com organizações e serviços externos, sejam elas entidades públicas ou privadas, nomeadamente no âmbito da instrução e gestão de protocolos;
e) Exercer as demais competências que lhe forem delegadas pelo Reitor.

Diretora Executiva: Catarina Rodrigues (Dr.ª) I direcao.executiva@ispa.pt I +351 218 811 700

Gabinete de Apoio à Reitoria

O Gabinete de Apoio à Reitoria (GAR) é a estrutura de apoio aos órgãos de governo académico e assegura a articulação entre a Reitoria e os Órgãos de Governo e Consultivos, Estruturas Executivas de Gestão Pedagógica e Científica e Serviços do ISPA – Instituto Universitário, bem como assegurar as relações externas e internacionais (incluindo gestão de protocolos)
O Gabinete de Apoio à Reitoria é constituído pelo Secretário-Geral e pelo secretariado técnico.

Secretária-Geral: Soraia Rodrigues I secretario.geral@ispa.pt I 

Serviços Académicos

Os Serviços Académicos (SA) exercem as suas competências nos domínios da gestão técnica e administrativa dos processos dos estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, competindo-lhes garantir o normal funcionamento das atividades referentes à concessão de graus académicos, à organização e gestão dos processos dos estudantes, gestão de processos de Mobilidade Académica e à prestação de informação e apoio aos candidatos ao ensino superior, assim como articular com as demais estruturas do ISPA – Instituto Universitário, por forma a assegurar o apoio necessário ao funcionamento eficiente e eficaz dos serviços que lhe estão cometidos.

Coordenação: Carla Viegas (Dr.ª)

Serviços Académicos (atendimento presencial): segunda, quarta e sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00 | terça e quinta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h30 (férias de Natal, Páscoa e segunda quinzena de agosto: de segunda a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h30)

Atendimento nos canais digitais em candidaturas@ispa.pt / sa@ispa.pt, através de tele-atendimento ou, em permanência, pela assistente virtual o ISPA.

Informação aos consumidores sobre as Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo »

 

Gabinete de Apoio à Investigação

O Gabinete de Apoio à Investigação tem como missão a gestão de procedimentos relacionados com a investigação científica desenvolvida no ISPA-Instituto Universitário, exercendo as suas competências na promoção e apoio à atividade de investigação e desenvolvimento.
A atividade do Gabinete de Suporte à Investigação engloba, designadamente:
a) Selecionar e tratar a informação que permita dar suporte à definição de uma estratégia de investimento das competências científicas dos investigadores do ISPA-Instituto Universitário;
b) Identificar as competências científicas dos investigadores do ISPA-Instituto Universitárioe elaborar parecer sobre a gestão dessas competências científicas e sobre as competências a obter para uma melhor captação de financiamento externo;
c) Identificar os programas de financiamento de investigação e desenvolvimento, caraterizando-os e definindo os processos de candidatura;
d) Apoiar em todas as etapas do processo de Pre-Award, nomeadamente na construção, elaboração de orçamentos e submissão de candidaturas, assim como na negociação contratos;
e) Realizar apresentações públicas sobre temas relacionados com a gestão de ciência e preparação de candidaturas para concursos específicos;
f) Estabelecer contactos com facilitadores de todos os processos de obtenção de fundos para a investigação, nacionais e internacionais;
g) Propor e apoiar a criação de parcerias com instituições de investigação, com vista à captação de financiamento para projetos de investigação científica,
h) Gerir a programas de promoção de competências de investigação entre os estudantes.

Consulte o regulamento orgânico aqui.

Coordenadora: Lisa Matos (Prof. Doutora) | cgi@ispa.pt | Tel.: + 351 218 811 700 (ext. 362)

 

Gabinete do Estudante

O Gabinete do Estudante (GE) é uma estrutura que acolhe, orienta e acompanha o estudante, desde o momento da sua candidatura até à finalização da sua formação académica. Integra as Valências da Ação Social, da Inclusão de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE), Acolhimento a novos estudantes, e especificamente, a estudantes deslocados nacionais ou Internacionais, a orientação e saídas profissionais e o aconselhamento.  

Coordenação: Sara Belo (Drª) I  gabinete.estudante@ispa.pt I +351 218 811 700 I Atendimento presencial (mediante marcação prévia.

 

Gabinete de Logística Académica

O Gabinete de Logística Académica (GLA) é a estrutura que incorpora as competências de gestão das atividades pedagógicas, quer na sua dimensão logística quer na sua dimensão administrativa. É também responsável pela sistematização de elementos de gestão, como o reporte da informação sistematizada da afetação dos docentes aos diferentes domínios (ensino, investigação, gestão) bem como os respetivos instrumentos de reporte aos órgãos académicos e docentes.

Coordenação: Isabel Matos (Drª) I  gabinete.logistica.academica@ispa.pt I +351 218 811 700

Gabinete de Comunicação

O Gabinete de Comunicação é a estrutura orgânica responsável pela definição e/ou implementação da estratégia de comunicação (institucional e de ciência), programação e coordenação de eventos, gestão estratégica de canais de comunicação, criação de conteúdos gráficos, vídeo e web de suporte à Reitoria, aos Órgãos e Estruturas Executivas de Gestão Pedagógica e Científica e Serviços do Ispa – Instituto Universitário.

Coordenação:  Miguel Roque Dias (dr.) I miguel.dias@ispa.pt | +351 218 811 700

Centro de Documentação

O Centro de Documentação (CD) faculta os recursos bibliográficos e informativos necessários ao desempenho das funções de investigação, ensino, educação permanente e extensão cultural. Assegura ainda a gestão da biblioteca do ISPA e desenvolve atividades que visam promover e facilitar o acesso dos utilizadores às várias fontes de informação (catálogo bibliográfico e Biblioteca Digital).
O Centro de Documentação intervêm também na recolha, preservação, divulgação e valorização da produção científica do ISPA, através do repositório institucional do ISPA.

Direção:  Carlos Lopes (Prof. Dr.) I biblioteca@ispa.pt I +351 218 811 700

Conheça melhor o Centro de Documentação do ISPA

Gestão Executiva

A Gestão Executiva (GE) têm por atribuição a coordenação executiva e operacional das estruturas da entidade instituidora, ISPA-crl, e sua articulação funcional com as estruturas do ISPA - Instituto Universitário.
Compete ainda à gestão executiva, entre outras, as responsabilidades de:
a) consolidação e monotorização dos Planos de Ação e Orçamentos anuais da entidade instituidora assim como os respetivos Relatórios dos Atividade e Execução Financeira;
b) controlo de Gestão e o Reporting;
c) interlocução com os Serviços Jurídicos;
d) gestão do risco e da compliance institucional;
e) gestão estratégicas, avaliação institucional, prospetiva e desenvolvimneto de instrumentos de suporte à decisão e governação;
e) gestão de projetos especiais de desenvolvimneto institucional na esfera da entudade instituidora ou em rpresentação desta junto das estruturas do ISPA - Instituto Universitário, quando necessário.

Gestor ExecutivoManuel Schmidt (Dr.).  mail: mschmidt@ispa.pt I +351 218 811 700

Departamento de Sistemas de Informação e Qualidade

O Departamento de Sistemas de Informação e Qualidade (DSIQ) é uma estrutura técnica com competências de gestão nas seguintes àreas:
a) Sistema Interno de Garantia de Qualidade (SIGQ);
b) Sistemas de Informação;
c) gestão de operações, projetos e processos;
d) gestão da conformidade, segurança da informação e prevenção de riscos de currupção e infrações conexas e continuidade de negócio
e) Gestão da infoestrutura, redes e suporte informático.

Saiba Mais >>

Departamento de Recursos Humanos

Departamento de Recursos Humanos (DRH) é uma estrutura orgânica da Entidade Instituidora ISPA, Crl. Compete ao DRH participar na implementação estratégica e definição da política de gestão de pessoas do ISPA nos domínios de suporte administrativo e de desenvolvimento de recursos humanos. Tem como principais atribuições a gestão dos processos relativos a: recrutamento e seleção, gestão do desempenho e formação de pessoal docente e não docente; remunerações, benefícios, seguros; assim como ao controlo de obrigações legais e procedimentos internos inerentes à gestão administrativa de recursos humanos. 

Direção Recursos Humanos: Sandra Dinis (Dr.ª) I departamento.recursos.humanos@ispa.pt I +351 210 935 171

 

Coordenação: Dr.ª Isabel Marques

e-mail: drh@ispa.pt

Tel.: +351 218 811 700 (ext. 267 e 276)

Departamento Financeiro

Departamento Financeiro (DF) é uma estrutura orgânica da Entidade Instituidora ISPA, Crl. Compete ao DF participar na definição da política de gestão do ISPA nos domínios financeiro e orçamental. Promove ainda a elaboração do plano de actividades, do projecto de orçamento e dos planos financeiros plurianuais, bem como assegura o seu acompanhamento e avaliação, propondo as alterações orçamentais julgadas adequadas. Compete-lhe, igualmente, a direcção dos serviços de contabilidade e tesouraria e de gestão financeira de projetos de investigação.

Direção Financeira: António Carlos Sobreiro (Dr.º) I df@ispa.pt; I +351 218 8117 00

Departamento Técnico

O Departamento Técnico (DT) é uma estrutura orgânica da Entidade Instituidora ISPA Crl. Compete ao DT participar na definição da política de gestão do ISPA nos domínios do património, infraestrutura e edificado. É também competência do DT a gestão da manutenção de equipamentos e edificado; gestão da segurança de pessoas e bens.

 

  • Paulo Ferreira (Engº) – Coordenador Técnico (Direção Técnica)
    • dt@ispa.pt | +351 218 811 700
  • Hugo Gonçalves – Coordenador da Portaria, Receção, Limpeza, Serviços Externos e Economato
    • Portaria : portaria@ispa.pt | Ext. 7002 / 7003
    • Receção : recepcao@ispa.pt | Ext. 210 / 211
  • Francisco Guille – Coordenador Segurança e Manutenção
    • Segurança: delegado.segurança.ispa@ispa.pt
    • Manutenção: manutencao@ispa.pt

Para pedidos de apoio/suporte utilize o Myhelpdesk

 

Centro Cultural

O Centro Cultural (CCULT) tem como missão a promoção do desenvolvimento cultural da comunidade académica do ISPA – Instituto Universitário, elaborando programas de natureza cultural e garantindo a sua execução;

Coordenação: Rui Oliveira (Professor Doutor) I centro.cultural@ispa.pt I +351 218 811 700

ISPA - Formação Avançada

ISPA - Formação Avançada (ISPA-FA) têm por missão a formação especializada e profissionalizante, nomeadamente formação contínua, pós-graduações, estudos avançados em modalidades presenciais, e-learning ou mista..
No âmbito da formação pós-graduada e contínua contribuímos para a valorização dos recursos humanos, quer no aprofundamento dos conhecimentos indispensáveis às exigências de constante actualização dos activos, quer no desenvolvimento de novas competências que valorizem as suas práticas profissionais em diferentes contextos.
A oferta formativa é direcionada para os psicólogos e igualmente para outros profissionais para quem as contribuições específicas da Psicologia acrescentam valor e diferenciação nas suas práticas profissionais, nomeadamente educadores de infância, professores, animadores, enfermeiros, médicos, técnicos de reabilitação, assistentes sociais e gestores de recursos humanos, entre outros.
Sendo a aprendizagem ao longo da vida uma necessidade incontornável para os profissionais de todas as áreas, oferecemos oportunidades de formação com diferentes tipologias e modalidades que, tanto quanto possível, procuram ser flexíveis e ajustadas às limitações de tempo de quem deseja conciliar trabalho e vida pessoal com os seus projectos de desenvolvimento profissional contínuo.
 
Coordenação: Diana Caldeirinha (Dr.ª) I fa@ispa.pt I +351 218 811 700 
 
 

Clínica ISPA

A Clínica ISPA têm por missão a prestação de serviços clínicos abrangentes, no dominio da psicologia, direcionados a adultos e crianças , e que beneficiam das melhores abordagens e práticas clínicas potenciadas pelo conhecimento aplicado e permanentemente desenvolvimento cientifico nesa área.

Coordenação: Daniel Sousa (Prof. Dr,) I clinica@ispa.pt I +351 218 811 700

Conheça melhor a Clínica ISPA

 

Organogramas Essenciais

Organograma Essencial ISPA - Instituto Universitário

Organograma Essencial Entidade Instituidora ISPA, Crl

 

Conceitos:

Gabinete - Estrutura executiva especializada (natureza vertical)

Unidade - Unidade técnica integrada numa estrutura especializada

Serviço/Centro - Estrutura operacional que presta serviços de suporte à comunidade académica (natureza transversal)

Departamento - Estrutura operacional Entidade Instituidora